quarta-feira, 11 de agosto de 2010

3º Seminário Estadual da Vida Religiosa Inserida e Solidária

Realizou-se na Casa Marista da Juventude (CAJU), no Bairro Vila Nova de Porto Alegre, RS, nos dias 6, 7 e 8 de agosto de 2010 o 3º Seminário Estadual da Vida Religiosa Inserida e Solidária. Esse teve como tema “Identidade e missão da Vida Religiosa Inserida e Solidária na atual conjuntura”.
Iniciou as 19 hs do dia 06, com a janta. Às 20 hs os e as participantes foram acolhidos (as) pela equipe organizadora, na capela da casa. O cenário apresentou a Tenda “schehiná”, o caminho, o pequeno Moíses na cesta de vime... O texto de Ex 2-3 iluminaram a introdução ao tema. A seguir, os integrantes do seminário se apresentaram. A luz de uma vela na forma de coração, cada um (a) foi dizendo seu nome, Congregação e algo da missão representado no símbolo que cada qual trouxe.
Na manhã do dia 07 iniciou-se a jornada às 7 h e 30mim com oração. A partir de Mateus 17, 14-20 fizemos preces e concluímos com o hino a Nossa Senhora e a benção junto a Tenda e a imagem Daquela que trouxe o Emanuel.
O dia foi dedicado a reflexão e estudo sobre Políticas Públicas. Tivemos uma asessoria competente de Padre Edson Da Cunha Thomassin e Fabiane Asquidamini que trouxeram valiosas contribuições através de filmes, textos e dinâmicas.
Às 18 h celebramos a Eucaristia, presidida pelo Padre Rogério Mosmann da Silva, um dos integrantes do grupo.
Um momento de destaque foi a confraternização. A Vida religiosa Inserida e Solidária é rica em talentos: teve um conjunto musical para ninguém bota defeito, o “canal improvisado da TV Sucata” filmou e sonorizou os momentos mais contrastantes da festa. Do baú das recordações vieram mágicas, poesias clássicas, piadas até em latim e músicas do tempo do “beijinho doce foi ele quem trouxe longe pra mim”. Quem participou sabe como foi legal. Tudo promete que o próximo, em agosto de 2011, será ainda melhor. Esperamos que ninguém falte.
Após uma noite encolhida, mas bem dormida, iniciamos o domingo, Dia dos Pais, com uma fervorosa oração e um reforçado café. Revisitamos o “caminho” da Vida Religiosa Inserida e Solidária trilhado

Conhecimento presença Aprofundamento
participação urgência esperança
Opção pelos empobrecidos mistica da compaixão persistência
proximidade partilha
igualdade escuta da palavra e do clamor
cuidadeo da vida


Olhando para esse cenário cantamos com o poeta, Nelson Toletino:
“Senhor, quanto mais caminho, mais vejo aumentar a estrada. Tropeço por entre espinhos, num campo onde foi calada: a voz da libertação. Mas me ergo, não vou sozinho, teus passos comigo vão. Na terra será plantada a paz que nos é doada, em cada fração do pão. Não posso ficar parado, teu corpo me dá coragem. Teu sangue me traz imagem de tantos irmãos deixados à margem da salvação. Teus passos irei seguindo/ a paz vou distribuindo. E o mundo evangelizado será, enfim, transformado em paz e salvação”.
No final, alguns amarramentos, previsão da programação 2011... E vem aí a 41ª Assembléia da Conferência dos Religiosos Sul 3, da qual somos parte. É preciso colocar também nossa contribuição para uma Vida religiosa Consagrada com os pés nas realidades dos empobrecido sem desviar o olhar de Jesus, o Filho de deus que se fez nosso Irmão.
Criativamente e fiéis ao horário, motivados (as) pela equipe da liturgia, rezamos o Pai-nosso, Ave-Maria e nos abençoamos mutuamente.
Um saboroso e substancial almoço preparado pelas dedicadas cozinheiras da casa, nos reanimou para voltar pra missão.
Irmã Nilza Maria Nicodem
Irmã Lizandra Inês Both
Irmãs Filha do Amor Divino

Um comentário:

Irmã Francilene Cavalcante disse...

Que bom saber, que a VRI do RS,continua viva!
Isso mostra que vocês que fazem parte desta vida
continuam ferverosos.

Postar um comentário