domingo, 11 de abril de 2010

Encontro dos frades das Obras Sociais de PoA e Canoas

Encontro dos frades que atuam nas obras sociais de Porto Alegre e Canoas

Data: 23/03/2010
Horário: 18 horas
Local: Fonte Colombo
Presentes: José Bernardi, Maicon Boccalon, Mauro Alves da Rosa, Luis Antonio Garbin, Luiz Carlos Lunardi, Maximino Tessaro, Zelmar Antonio Guioto, Edson Gilberto Antonio Cecchin, Alisson Bruneto, Álvaro Mores, Luciano de Souza Santos, Márcio Bachi, José Lagni.
Pauta: relato do desenvolvimento dos projetos, datas comuns, encaminhamentos práticos, avaliação do encontro com voluntários das obras sociais ocorrido em outubro de 2009. Avaliação do encontro: contou com expressiva participação dos voluntários, o formato celebrativo / recreativo favoreceu a integração, contudo, voluntários de uma das obras sociais sugerem que o encontro seja somente pela parte da manhã, destaque para o momento de partilha dos lanches. Fala de Frei Álvaro Mores: Para nós, obra social deve ser sinônimo de missão, as obras sociais são espaços em que exercemos nossa missionariedade. Eventuais tensões, críticas ou incompreensão referente a esse setor decorrem do fato de ser algo novo. Nossas obras sociais devem ser pólos irradiadores dos valores evangélicos. As obras sociais fazem parte de um projeto provincial, não é de alguém ou de uma fraternidade, mas da província toda. O provincial relatou ainda que o secretário geral do SEJUPE afirmou que a promoção da justiça, da paz e da ecologia deve se dar naturalmente em nossos projetos sociais, dispensando, portanto um projeto específico. Relato das atividades desenvolvidas nas obras sociais. Centro de Educação Popular São Francisco – Canoas: Constituiu uma equipe de coordenação, há proposta para instalação de cursos em comunidades e espaços da Rede de Comunidades São Pio X. Estão sendo estabelecidas parcerias com a prefeitura municipal de Canoas em vista de psicólogos, monitores e outros serviços. Há bom número de voluntários. A reunião com voluntários e equipe de coordenação ocorre sempre na última 5° feira do mês. Centro de convivências para idosos Santa Clara: manteve-se as mesmas oficinas do ano passado. Novos serviços: atendimento pessoal e informática. Foram feitas parcerias com CONAB e com a Defensoria Pública. Frei Maicon Boccalon veio a somar na equipe. Número de voluntários: 35. Acontecem reuniões periódicas com voluntários e equipe de coordenação. Ação solidária Santo Antônio: A relação paróquia / projetos sociais é vista com credibilidade. Atualmente há 18 projetos sociais em funcionamento. Destaque para os projetos de geração de renda como fabricação de fraldas descartáveis e sacolas ecológicas. Sente-se que há integração entre as obras sociais. Casas geriátricas estão sendo beneficiadas. Há muita procura pelos cursos oferecidos pela Ação Solidária Santo Antônio. Desafio: atender escolas públicas carentes.
Fonte Colombo: Contando voluntários, funcionários e freis há uma equipe de 48 pessoas. Há reuniões semanais com funcionários e freis e uma vez por mês reunião entre voluntários e freis. Meta 2010: aproveitar todas a estrutura e potencial da casa, dispor de voluntários para todos os serviços que a casa necessita. Procuramos dar atenção à saúde integral da pessoa. Todo o nosso agir está centrado no usuário. Está sendo formada uma equipe para o serviço de escuta. Temos serviços individuais e outros voltados para o coletivo, como as oficinas. Recebemos de fevereiro até agora mais de dez novos usuários. Resposta de Frei Álvaro a pergunta do Centro de convivência Santa Clara e do Centro de Educação Popular São Francisco a respeito do que a Província espera dessas obras: essas obras têm a mesma importância que qualquer outra. Contudo, é preciso estar ciente de que não precisamos fazer tudo, temos de ser os mediadores, favorecendo a criação de redes. E quando firmamos parcerias com órgãos públicos, precisamos dar atenção à transitoriedade do projeto em vista da sustentabilidade do mesmo. Programação 2010: Encontros bimestrais com freis que trabalham nos projetos sociais de Porto Alegre e Canoas estão previstos para as seguintes datas e locais: 11 de maio – Santa Clara; 03 de agosto – Santo Antonio; 09 de novembro – Centro São Francisco. Os encontros começaram às 18 horas e 30 minutos. Sugestão de data para encontro com voluntários de Porto Alegre ou Canoas: 29/05 ou 26/06. Comunicações: está sendo terminada a parceria com a CDI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário